‘FAMESC na Praça’ leva informação e prevenção das doenças infectocontagiosas
Ação teve por objetivo orientar a população sobre o risco de se contrair doenças bucais e diversas outras relacionadas às DSTs e ISTs
A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC) realizou no dia 02 de agosto mais um ‘FAMESC na Praça’. Dessa vez a ação foi voltada para a saúde bucal e na prevenção às DSTs e ISTs.
Sob a coordenação da professora, Drª. Simone de Oliveira Lopes, da disciplina Educação e Saúde, os alunos do 2º e 3º períodos de Medicina realizaram diversos serviços à população. Entre orientações e aferições da pressão arterial, os atendidos tiveram esclarecimentos de como se prevenir a doenças infectocontagiosas.
“Já venho realizando essas campanhas de combate ao câncer, DSTs, ISTs e outras doenças bucais e que muitas pessoas não dão a devida importância em se cuidar devidamente. Hoje estamos aqui com o 2º e 3º períodos de Medicina sendo que desde o 1º período eles já vêm sendo treinados para detecção de câncer bucal”, disse Drª. Simone Lopes.
Outras doenças também foram avaliadas pelos alunos e repassadas à população em forma de orientações. O Câncer Bucal, a Sífilis, HPV, Herpes Bucal e Endocardite Bacteriana, foram as doenças debatidas na ação FAMESC na Praça.
“Os alunos do 2º e 3º períodos estão por dentro de todo esse assunto, por serem turmas unidas. E essa ação se torna uma verdadeira aula prática onde eles são os orientadores na prevenção a essas doenças. É muito importante ressaltar o perigo da transmissão da herpes bucal e da sífilis terciária, onde as pessoas acabam não procurando atendimento. Em se tratando da sífilis terciária, o maior perigo é passar para o bebê, que nesse caso pode morrer ou ter o cérebro comprometido”, ressaltou Drª. Simone Lopes.
Dentre os atendimentos da ação FAMESC na Praça, a informação foi a maior colaboração que a população obteve, pois através dela puderam saber os cuidados necessários para se evitar muitas doenças.
“Hoje estamos perguntando também se as pessoas usam prótese, se está machucando, sem tem macha vermelha e para um próximo encontro, que esperamos ser em breve, iremos fazer um exame voltado para detecção dessas doenças, com testes rápidos e inclusive para o câncer bucal. Pretendemos também levar essa ação para as escolas municipais”, destacou Drª Simone Lopes.
Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar na prática uma consulta direta com a população. “Esse evento é de extrema importância para as pessoas que chegam aqui para atendimento. A conscientização é uma excelente maneira de ficar por dentro de tudo o que pode causar doenças e poder evitá-las. Está sendo muito produtivo essa ação do FAMESC na Praça e esperamos colaborar para que a população fique cada vez mais bem informada”, disse a aluna do 2º período de Medicina da Famesc, Mariana Manhães.
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº. 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc